Se você cresceu sem contato com seu pai, se ele nunca pagou pensão, nunca ligou ou simplesmente te abandonou ainda criança, pode ser que essa situação do passado tenha um impacto direto. E, em alguns casos, pode até abrir uma possibilidade de recomeço no seu futuro migratório nos Estados Unidos.
Existe um caminho legítimo chamado SIJS – Special Immigrant Juvenile Status, criado para jovens que passaram por abandono, negligência ou maus-tratos por parte de um dos pais. E sim, isso pode se aplicar ao seu caso.
O que é o SIJS e por que pode ser relevante no seu caso?
O SIJS é um benefício de imigração destinado a crianças e adolescentes imigrantes que enfrentaram abandono, negligência ou maus-tratos por parte do pai ou da mãe.
Esse programa permite que, após uma ordem judicial emitida por um juiz estadual nos Estados Unidos, o jovem possa ter um status migratório regular e, futuramente, possa aplicar para o green card.
A ausência de pensão, contato, envolvimento ou cuidado de um dos pais pode ser o suficiente para iniciar esse processo.
“Mas eu não fui agredido… Isso ainda conta?”
Muita gente acha que só pode aplicar para o SIJS se sofreu violência física ou sexual.
Mas nos Estados Unidos, o conceito de abuso parental é muito mais amplo. Não se trata apenas de agressão. O sistema americano também reconhece como abuso situações como abandono afetivo, negligência emocional, ausência de suporte financeiro e até total indiferença à vida do filho.
Se o seu pai ou sua mãe nunca ajudou, nunca procurou saber como você estava, ou simplesmente sumiu da sua vida, isso pode ser entendido pela justiça americana como negligência. E você pode ter direito ao SIJS.
O objetivo do processo é proteger você hoje. Não é sobre o que passou, e sim sobre o que é melhor pra você agora.
Quem pode aplicar para o SIJS?
Esse processo é voltado para jovens que:
- Têm menos de 21 anos (em alguns estados, o limite é 18)
- Não são casados
- Estão nos Estados Unidos, com ou sem status legal
- Obtiveram uma ordem judicial determinando que não podem ser reunificados com um dos pais por causa de negligência, abuso ou abandono
- E que, segundo a justiça estadual, devem continuar nos Estados Unidos, pois isso seria o melhor para sua segurança e bem-estar
“Mas eu entrei ilegalmente. Isso me desqualifica?”
Não. O SIJS é um dos poucos caminhos migratórios que aceita pedidos mesmo de quem entrou nos EUA sem documentos.
Se você atende aos critérios, pode sim ajustar seu status e dar entrada no green card mesmo tendo entrado sem visto.
Quem se beneficia com o SIJS?
O benefício é exclusivamente para o jovem.
Nenhum dos pais pode receber qualquer vantagem migratória por causa da sua aprovação. Isso vale tanto para o pai ou mãe que abandonou quanto para o parente que te criou e sempre esteve presente.
Ou seja, se você foi criado pela sua mãe, sua avó, um tio ou outro responsável, essa pessoa não será beneficiada com um green card. O processo é totalmente focado em proteger apenas você.
E se eu tiver medo de envolver meu pai ou minha mãe no processo?
Essa dúvida é muito comum. Mas é importante entender que o SIJS não é um processo criminal. Você não está processando ou denunciando ninguém.
A justiça americana apenas avalia sua situação atual para saber o que é melhor pra você. O processo é sigiloso, orientado por um advogado e feito com respeito à sua história.
Fale com quem entende e respeita sua história
Na YOUSA Law Firm, nós lidamos com casos de SIJS com foco técnico, estratégia migratória e sensibilidade. Sabemos como te orientar desde o primeiro passo até a sua aprovação, sempre com verdade e cuidado.
Quer saber se o SIJS se aplica ao seu caso?
Converse com um dos nossos especialistas. Nunca é tarde para recomeçar.