Você é como a maioria das pessoas e acredita que é muito difícil imigrar para os EUA com o visto EB-2 NIW? Temos uma notícia para você: seu pensamento pode estar equivocado.
Calma, vamos explicar! É comum as pessoas considerarem o visto para trabalhar nos EUA como algo inatingível. Mas isso acontece por puro desconhecimento sobre os requisitos e o processo. Por isso, pensamos em uma solução para desmitificar essa crença de forma visível e prática. Assim, surgiu nosso Teste de Elegibilidade EB-2 NIW, para ajudar qualquer pessoa a descobrir por conta própria seu potencial para o Green Card.
O objetivo é você e as demais pessoas interessadas em imigrar para os EUA entenderem o que é preciso para ter o processo de imigração aprovado, de forma a poder compreender o que é necessário para avançar na estratégia de imigração. Já vamos te antecipar alguns requisitos. Ainda assim, faça o Teste para confirmar a sua pontuação.
5 mitos sobre o EB-2 NIW
1. Você precisa ser o melhor candidato(a) do mundo.
O EB-2 NIW não exige que você seja o melhor candidato(a) do mundo. Tudo o que você precisa é apresentar uma proposta de trabalho que os EUA considerem como sendo de importância nacional, ou seja, algo que realmente beneficiará o país. Por exemplo, com a criação de empregos.
2. Você precisa de um doutorado para ser qualificado para o visto EB-2.
É verdade que muitas pessoas que conseguem o visto EB-2 possuem um diploma de mestrado ou doutorado. Mas não são somente elas que têm a possibilidade de imigrar para os Estados Unidos com esse tipo de visto.
O país também aceita pessoas com nível de Bacharelado e que possuam cinco anos de experiência progressiva na profissão.
3. É preciso ter uma oferta de emprego nos EUA.
Não, não precisa! Esta é a maior vantagem desta subcategoria do EB-2, a NIW (National Interest Waiver) ou Renúncia ao Interesse Nacional. Por quê? Porque se concentra na importância do trabalho que você quer realizar e não no emprego que você conseguiu em uma corporação dos EUA.
Você só precisa provar que o que está propondo fazer economicamente no país beneficiará os Estados Unidos de uma forma que justifique ignorar o processo padrão de Certificação de Trabalho (Labor Certification) e, consequentemente, a exigência de uma oferta feita por um empregador nos Estados Unidos.
4. Sem publicações científicas, não há como ter o EB-2 NIW aprovado.
As publicações e citações são apenas um dos tipos de evidência sobre suas qualificações profissionais, mas não são as únicas.
Há outras comprovações tão influentes quanto essa, como:
- Impacto empresarial: atuação no lançamento de empresas, crescimento de receita, repercussão no mercado.
- Provas de influência: cartas de recomendação detalhadas de especialistas de alto nível (e independentes) que explicam a relevância do seu trabalho.
- Envolvimento em inovações: patentes, tecnologias desenvolvidas, métodos criados ou sistemas implementados.
- Experiência em liderar: o desempenho como liderança em organizações críticas, apresentações ou prêmios significativos conquistados na área de atuação.
5. O processo é imprevisível.
Mesmo que envolva análise, as decisões dos órgãos de imigração dos EUA são baseadas em critérios legais bem definidos.
A questão é estruturar a petição de forma que aborde diretamente e com evidências irrefutáveis cada um dos requisitos apresentados.
Como montar uma estratégia processual de sucesso
A YOUSA Law Firm consegue articular e documentar a sua história e o impacto do seu empreendimento, traduzindo suas conquistas em termos legais que os EUA reconhecerão como de interesse nacional.
Entendemos que cada perfil é único. Por isso, não apenas “tentamos um visto” para você, e sim escolhemos o caminho certo com base no que os EUA precisam e no que você tem a oferecer.
Para que possamos cuidar do seu caso, primeiro, avalie se seu perfil tem real potencial para o visto EB-2 NIW. Entraremos em contato após saber o seu Score.